quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Cultura, fé, tradição e grandiosos shows marcaram a 32ª Edição da Feira da Cultura de Patu.

O Maior Evento Sociocultural de toda a região, que teve início no dia 7 de setembro e seguiu até o dia 14 do mesmo mês, foi marcado por muita cultura, tradição, grandiosos shows e muita fé, uma vez que a Feira da Cultura acontece paralelamente aos festejos alusivos à padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores, que também desenvolveu uma série de atividades e eventos que já se tornaram tradicionais, como a Feirinha de Nossa Senhora das Dores, Leilão, além de outras diversas ações.

Outro ponto que chamou a atenção de todos foi a questão da segurança pública, onde a Prefeitura de Patu, em Parceria com as Polícias Militar e Civil, tanto no efetivo fixo, quanto móvel, desenvolveram um excelente trabalho para coibir todo e qualquer problema relacionado com a violência. "Dias antes da realização do evento, buscamos juntamente com a prefeita Evilásia Gildênia, firmar esta importante parceria entre município e polícias para que juntos pudéssemos oferecer um ambiente agradável e principalmente seguro para todos, e esta parceria foi um sucesso", afirma o Secretário de Administração Rivelino Câmara.

UMA EXPLOSÃO DE CULTURA COMO NUNCA SE VIU

Ao longo de sete dias, a 32ª Feira da Cultura reuniu grandes artistas locais, regionais e de cunho nacional, em um só ambiente, onde todos os visitantes puderam desfrutar de ótimos momentos e interagir diretamente com à cultura local e consequentemente com os nossos artistas. Foi assim no Cortejo cultural com a Banda de Musica Luiz de França Dantas, Boi de cortejo de João de Arthur, Negros do Jatobá e e outros artistas, no Cinema na Rua, com a EXPOART, onde os nosso artesão tiveram a oportunidade de expor os seus feitos em um ambiente propício. O mesmo se deu nas Tendas Culturais, que receberam a cada noite uma nova instituição da cidade, onde a difusão do conhecimento foi amplamente posta em prática, além da visitação dos Museus Municipais e realização do XVI Festival de Violeiros, que reuniu grandes nomes no palco dois do evento, além da V FliPatu e o FEMUP- Festival de Música Patuense , sem falar no grandioso Espetáculo Patu- Nas Trilhas de um Patu de Maravilhas. 

Vale lembrar que foram exibid0s sete filmes no Cinema na Rua, e mais de 41 instituições e artistas, participaram das Tendas Culturais, tudo isso sem falar nos inúmeros artistas e profissionais que trabalharam muito na produção das apresentações culturais, que hoje são um atrativo especial da festa.

Para o Secretário de Cultura e Juventude, Júnior Santos, a 32ª Feira da Cultura de Patu superou todas as expectativas. "Conseguimos manter o brilho da festa mesmo sem investimentos financeiros por parte do município que segue recomendação do Ministério úblico, mas através de muito esforço e dedicação de todos, podemos dizer que este ano tivemos uma festa como nunca antes foi vista", lembrou.


ESTRUTURA PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITOS

O  evento manteve toda sua grandiosidade, desde o palco principal, que ficou localizado na Praça de Eeventos Oliveira Rocha até o palco de apoio, situado no largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, criando assim o verdadeiro corredor cultural entre os dois espaços.

FESTA REALIZADA ATRAVÉS DE PARCERIAS

É importante dizer que o evento não foi realizado pela Prefeitura Municipal de Patu. 

O Poder público conhecedor da crise provocada pela falta de água, e respeitando recomendação do MPRN, se absteve de investir recursos públicos em qualquer um dos eventos desenvolvidos, como bem lembra o Secretário Municipal Rivelino Câmara, que foi o grande articulados para que o evento tenha acontecido. "A prefeita Evilásia, conhecedora do drama hoje vivido não só por Patu, mas também por todos os municípios da nossa região, provocada pela seca, nós do poder público municipal, com a responsabilidade que temos, ouvimos atentamente, e seguimos as recomendações do MPRN, onde o município não poderia investir recursos em nenhum setor do evento, buscamos de imediato outras parcerias para a realização da nossa feira. Foi a partir daí que buscamos os apoios da  Central Eventos, dos deputados Walter Alves, Raimundo Fernandes, dos senadores Garibaldi Alves, José Agripino, do amigo Ronaldo Veículos, da prefeita Evilásia Gild~enia e do ex-prefeito dr. Ednardo Moura, o que garantiu a grandiosidade da festa", lembra.

A IMPORTÂNCIA DO EVENTO PARA A ECONOMIA 

A Feira da Cultura de Patu, como já amplamente divulgada, envolve uma série de fatores que movimentam e muito a economia da cidade de Patu. Desde o vendedor de um simples carrinho de balas, barraqueiros, donos de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, além dos comerciantes que aumentam e muito as suas vendas, saem lucrando com o evento. Seria um verdadeiro desastre a não realização da festa mais aguardada pelos patuenses e visitantes.

É bom que se diga ainda que o poder público, não tem medido esforços para buscar soluções para a problemática da falta de água. "Mesmo com a realização do evento, em nenhum momento paramos de trabalhar para amenizar os efeitos da seca na nossa cidade, tanto que buscamos outras parcerias onde iremos dar continuidade ao maior investimento hídrico já visto na cidade de Patu", lembrou Rivelino.


GRANDES CANTORES E COMPOSITORES PASSARAM PELOS DOIS PALCOS DA FESTA

Este ano tivemos a participação de 23 grandes nomes da música, entre artistas patuenses, regionais e de renome nacional. 

Confiram:

Gil Martins e Banda, 
Raniery Texeira ,
Ivanildo de Natal
Edson Moura
Berg Lima e Jú Oliveira 
Tenda Eletônica com Dj. Gustavo Lima
Pedrinho do Arrocha 
Forró dos 3,
Roberto Vandeirão e Forró Arroxe o Nó ,
Saia Rodada
Forró do Empresário
Toca do Vale
Forró de Nós
Mastruz com Leite 
Forró Magote  
Waldonys   
Pisada Federal 
Yego Bandoleiro 
Woney Saraiva
Edson Lima e Gatinha Manhosa 
Domilson e Banda 
Banda Grafith 

 QUE VENHA A 33ª FEIRA DA CULTURA DE PATU
   
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Seguidores

Tenho anjos no céu.

Tenho anjos no céu.

Facebook

Indique o nosso site!


Arquivo do blog

Copyright © Rosângela Cunha | Traduzido Por: Yago Design - Galera Na Mídia