quinta-feira, 28 de abril de 2016

Sem professore desde o inicio do ano, alunos da Escola Estadual 11 de Agosto preparam abaixo-assinado: Faltam docentes em pelo menos 05 disciplinas.

Alunos da 3ª séria "A" matutino da Escola Estadual 11 de Agosto começaram nesta quinta-feira, 28, a colher assinaturas para um abaixo-assinado que irá requerer da 14ª Diretoria Regional de Educação e Cultura - DIREC, o encaminhamento de professores para compor o quadro docente do colégio. Desde o começo do ano letivo 2016, faltam educadores de pelo menos 5 disciplinas - Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Artes. 

A coleta de assinaturas iniciou-se hoje no turno da manhã, mas deverá chegar ao vespertino e também ao turno noturno.  "A gente está no terceiro ano e a gente precisava no mínimo de um suporte escolar pra fazer uma boa prova no Enem e a gente nem se quer, um professor de Português tem", desabafa a aluna Juliana Fernandes, 16, anos, uma das responsáveis por propor a petição.  

Segundo Tiffany Alves, outra estudante do terceira série que está sem professores, há matérias que desde o ano passado não tem professor, caso de Geografia. "O que mais preocupa a gente é Português e Geografia. Português a gente teve alguma aula (A professora mudou de cidade no início do ano), mas geografia, a gente está concluindo o bimestre e ainda não tivemos uma aula se quer", relata.  

As duas alunas disseram que irão aguardar uma resposta da DIREC após o abaixo-assinado ser encaminhado e caso não uma solução não seja apontada, irá levar o caso ao Ministério Público, junto com professores e pais.  O diretor Heraldo Brito apoia a petição que está sendo levantada pelos estudantes. Segundo ele, enquanto gestor, já fez tudo que pôde para buscar junto a DIREC e a Secretaria de Estado da Educação uma resposta, mas não obteve êxito." 

Como diretor a gente já fez tudo que estava ao nosso alcance. Agora eles, juntos com os pais vão correr atrás", pontuou.  De acordo com Heraldo, além dos ofícios encaminhados alertando sobre a falta de educadores, o Governo pode acompanhar facilmente o problema através do SIGEduc - Sistema Integrado de Gestão da Educação. "O professor é a base da educação. Não adiante a escola ter a melhor estrutura e condições de trabalho se não tiver o professor. 

Prejudica o aluno por que que ele pode ficar devendo disciplina e prejudica em termos de conhecimento", lamento o diretor reforçando a "grave crise de falta de professores" que a escola vem enfrentando. Heraldo informou ainda que a única coisa repassada à direção da escola, após as cobranças, é que a demora no direcionamento de professoras é a burocracia. "Eles alegam que é burocracia pra convocar professores, renovar contratos de professor provisório, fazer seleção e sempre alegam esse tipo de coisa, a burocracia", explica. 
  
Abaixo-assinado  

Abaixo-assinado é um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade ou para manifestar apoio a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.  Escola de referência  A Escola Estadual 11 de Agosto é referência na educação de ensino médio no município e no estado. O colégio é reconhecido nacional e até internacionalmente pelas participações e premiações de professores e alunos em feiras de ciências que são realizadas dentro e fora do país. 

Recentemente um dos seus estudantes se tornou o primeiro aluno do Rio Grande do Norte a se credenciar para participar da The Intel International Science and Engineering Fair (Feira Internacional de Ciências e Engenharia Intel), que será realizada entre os dias 8 e 13 de maio na cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos.  Escola de abandono  

Apesar das conquistas e do "heroísmo" de alcançar resultados tão expressivos na educação nacional, a escola sofre com o descaso do governo em termo de estruturas. Paredes, eletricidade, teto da quadra e banheiros estão em péssimas condições. Um dos maiores problemas é o teto da quadra que corre o risco de desabafar e acabar ferindo algum aluno durante as atividades físicas desenvolvidas pela escola.  

O Umarizalense
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Seguidores

Tenho anjos no céu.

Tenho anjos no céu.

Facebook

Indique o nosso site!


Arquivo do blog

Copyright © Rosângela Cunha | Traduzido Por: Yago Design - Galera Na Mídia