terça-feira, 24 de maio de 2016

Ribeirão Preto recebe 20 mil universitários 'estrangeiros' por ano. USP é a universidade que mais atrai gente de fora: entre os calouros, 75% vêm de outras cidades.

Hudson Bezerra veio do Nordeste para fazer doutorado em genética na USP (Foto: F.L.Piton / A Cidade).
A USP é a universidade que mais recebe “estrangeiros”. Entre os calouros que ingressam por ano, 75% vêm de outras cidades. “Ironicamente, muitas universidades públicas acolhem uma minoria de estudantes da própria cidade”, analisa o antropólogo Claudio Bertolli Filho.  

O economista José Rita Moreira destaca o bônus e o ônus de Ribeirão Preto ser polo em educação. “Se por um lado os estudantes movimentam o setor de serviços e o comércio, a cidade precisa estruturar o atendimento à saúde e, para aqueles que resolvem ficar, tem de gerar empregos”.  

Assim como um trecho de “Encontros e Despedidas”, canção de Milton Nascimento e Fernando Brant – há universitários que chegam para ficar e outros que, depois de formados, voltam às cidades de origem.   

O biomédico potiguar Hudson Bezerra, 31, é um exemplo de quem pretende deixar Ribeirão e voltar para o Nordeste após concluir o doutorado. “Quero voltar para contribuir com o crescimento da universidade que me formou, atuando como docente”, diz. 

Fonte: A CidadeON Ribeirão Preto
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

.

.
.

Transparência

Transparência
Pelo Bem do RN

Total de visualizações

Seguidores

Tenho anjos no céu.

Tenho anjos no céu.

Somente!

Somente!

Facebook

Estou no PENSADOR

Indique o nosso site!


Arquivo do blog

Copyright © Rosângela Cunha | Traduzido Por: Yago Design - Galera Na Mídia