domingo, 19 de março de 2017

O programa Ronda Cidadã foi lançado neste sábado (18) em Mossoró, na região Oeste do RN: O lançamento do programa foi feito pelo governador Robinson Faria e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Azevedo

O programa Ronda Cidadã foi lançado neste sábado (18) em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Foi a primeira cidade a receber a ação do Governo do RN além da capital. O lançamento do programa foi feito pelo governador Robinson Faria e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Azevedo.


Inicialmente, serão atendidas cerca de 62 mil pessoas nos bairros de Santo Antônio, Barrocas, Bom jardim e Paredões. A escolha dos bairros foi realizada em consideração ao levantamento feito nessas localidades. Serão destinadas duas viaturas, seis motocicletas e uma base móvel para o programa no município. 

Com a expansão do Ronda Cidadã para a Capital do Oeste, o governador Robinson Faria cumpriu uma promessa de campanha. “Sabendo da importância de Mossoró para o RN é que me comprometi em implantar o programa em Mossoró assim que possível. 
Com o Ronda já consolidado em Natal, começamos a pensar na estrutura que seria destacada para cá. Temos certeza que assim como em Natal, o programa aqui será um sucesso, com a redução da criminalidade e melhoria nos índices de uma das principais cidades do estado”, declarou. O governador, no entanto, ressalvou que o sucesso do programa depende também da parceria com o município. 

“Para que o Ronda possa funcionar em sua plenitude precisamos contar com o apoio das forças de segurança de Mossoró. Isso envolve a melhoria da iluminação pública e reabertura das Bases Integradas Cidadãs, muito relevante porque reforça a segurança pública com o policiamento comunitário”, completou. 
Robinson Faria resgatou ainda que ainda neste ano será lançado o concurso para a Polícia Militar com 3 mil vagas, e falou sobre a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que possibilitou a convocação de policias da reserva para reforço do efetivo. 

O comandante Geral da Polícia Militar, coronel André Azevedo, falou que a chegada do Ronda Cidadã em Mossoró segue os mesmos critérios de Natal e destacou o trabalho da PM. “A chegada do Ronda Cidadã aqui representa mais do que o cumprimento de uma promessa de campanha, mas também a oportunidade de redução dos índices de criminalidade. Em todos os locais onde o Ronda Cidadã, ou polícia de proximidade foi lançado, os números são expressivos, e em Mossoró não será diferente.

Os 29 policiais militares estão aqui para garantir a continuidade do sucesso desse programa que é bastante exitoso”, afirmou. O evento de lançamento do Ronda Cidadã teve a presença da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, secretários municipais, e também secretários de estado da administração direta e indireta, do deputado estadual Galeno Torquato, além de vereadores e lideranças da região Oeste. 

Números em Mossoró O comandante Geral da PM abordou a redução dos índices em Mossoró e o aumento do ação policial que permitiu, se comparados os meses de janeiro, fevereiro e a primeira quinzena de março, o aumento de 80% de apreensão de armas de fogo, em 120% o número de pessoas presas e conduzidas às delegacias, e aumento de 220% o número de veículos furtados ou roubados recuperados. 

Doação de armas para a Guarda Municipal O governador atualizou a prefeita de Mossoró sobre o processo de solicitação da doação de armas para a Guarda Municipal, que havia sido feito em 2015. O processo está em fase de conclusão e nos próximos meses serão entregues os equipamentos, reforçando a segurança pública. 

Mais sobre o Ronda Cidadã O Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania. O programa foi lançado em julho de 2015 em Mãe Luiza, Areia Preta e Petrópolis, em Natal, sem prejuízo no policiamento repressivo. Em novembro do mesmo ano, o Ronda foi ampliado para a zona Oeste da capital, atendendo aos bairros do Planalto, Guarapes e Pitimbu. 
Além do policiamento ostensivo, o programa atua com ações proativas de segurança visando a paz e a prevenção da violência. Como parte das políticas do programa, em janeiro a Polícia Militar do município recebeu a implementação de avanços tecnológicos, com a instalação de tablets em viaturas. 

Desde janeiro os policiais vêm passando por capacitações, com aulas teóricas e práticas que incluíram atendimento pré-hospitalar e uso diferenciado da força para trabalhar no programa. Cada viatura tem um Cartão Programa instalado nos tablets, com mapas dos bairros com as manchas criminais, o que permite o policiamento inteligente. 

O Ronda Cidadã também atuará nos casos de evasão escolar e o compartilhamento das informações das medidas protetivas para ajudar no combate à violência doméstica. Fotos: Demis Roussos
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Seguidores

Tenho anjos no céu.

Tenho anjos no céu.

Facebook

Indique o nosso site!


Arquivo do blog

Copyright © Rosângela Cunha | Traduzido Por: Yago Design - Galera Na Mídia