segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Julianne Faria lança Portal Artesã no próximo dia dia 19, às 18h30, no Cuxá Recepções e Eventos

O Portal do Artesão é uma iniciativa da ex-secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria, que levantou a bandeira do artesanato e encontrou uma forma de fomentar e valorizar o artesanato no estado. 

Julianne é analista de sistema e viu a necessidade de uma plataforma digital que pudesse contribuir para que o artesanato potiguar fosse divulgado a nível estadual, no Brasil e até no exterior. O lançamento do Portal do Artesão será no próximo dia 19 de setembro, às 18h30, no Cuxá Recepções e Eventos.  

'É um portal de divulgação do artesanato Potiguar. Um espaço para que os artesãos possam se comunicar e expor seus produtos de forma mais eficiente. Ele também tem o lado social de capacitar pessoas, principalmente mulheres de todo RN. É focando nos grupos sociais que precisam de algum ofício para complementar sua renda. No Portal, os próprios artesãos são voluntários em repassar as técnicas para outros artesãos ou pessoas que nunca tiveram contato com esse ofício. Já capacitamos cerca de 130 pessoas, antes mesmo do portal ser lançado. Além disso, pretendemos também dá apoio para que os novos artesãos possam criar seus negócios como alternativa de trabalho e geração de renda', explica Julianne Faria.  

Nos três anos que esteve à frente da Sethas-RN, ela trabalhou intensamente para resgatar o artesanato e garantir que os artesãos tivessem um apoio para comercializar seus produtos. Na sua gestão ela desenvolveu as feiras Talentos, que foi realizada nas regiões do Seridó, Agreste, Vale do Assu, Mossoró e Costa Branca, beneficiando milhares de artesãos. Ela também idealizou o Dia do Artesão, um evento comemorativo para celebrar esses profissionais.  

Outra grande conquista que ela trabalhou para conseguir foi a Lei do Artesão, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do RN. A lei estabeleceu um percentual mínimo de comercialização de produtos artesanais, genuinamente potiguar, em estabelecimentos públicos; criou o Fundo Estadual do Artesanato; regulamentou o Programa Estadual de Artesanato (Proarte-RN) e criou o selo oficial do artesanato potiguar. Além disso, outras ações fomentaram a participação dos artesãos em feiras estaduais, nacionais e internacionais.  

A partir do dia 19, estará disponível www.portalcidadao.com.br

Via Chico Gregorio
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

# Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Jegue Folia


Seguidores

Copyright © Rosângela Cunha | Traduzido Por: Yago Design - Galera Na Mídia