.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Oficialização: Fátima Bezerra toma posse como governadora do RN

A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) tomou posse na tarde desta terça-feira, 1º, em cerimônia realizada na Escola do Governo. A petista se torna a 56ª chefe do Estado do Rio Grande do Norte. 
A solenidade é presidida pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do RN.  Ao chegarem ao Centro Administrativo, Fátima e Antenor Roberto foram recepcionados pelo presidente da Assembleia e uma comissão de deputados, além de autoridades e demais convidados – como deputados federais e senadores.  

No auditório da Escola de Governo, o ritual solene começou com a leitura dos membros que ocuparão a mesa durante a sessão. O presidente da Assembleia designou uma comissão de parlamentares que conduziram a governadora e o vice-governador eleitos até o palco.

O Regimento Interno do Parlamento estipula que a governadora tome assento à direita do presidente do Legislativo, ficando o vice-governador à esquerda da mesa.  Em seguida, os presentes ouviram o hino nacional. Fátima Bezerra e Antenor Roberto prestaram juramento à Constituição e assinaram o termo de posse, além de receberem a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte. 

Em seguida, a governadora – já empossada – fez seu primeiro pronunciamento como chefe do Executivo estadual. O juramento foi feito a convite do presidente, primeiro pela governadora e depois pelo vice-governador, que assumiram o compromisso formal nos termos: “Prometo manter, defender e cumprir as Constituições da República e do Estado, observar as leis, promover o bem geral do povo e exercer o cargo com lealdade e honra”.  

Os deputados que darão posse a Fátima Bezerra são remanescentes ainda da legislatura 2015-2018. Os novos parlamentares só tomarão posse em 1° de fevereiro de 2019.  

Na saída da Escola de Governo, a governadora e o vice-governador seguirão até a Governadoria, onde o atual governador, Robinson Faria (PSD), fará a transmissão do cargo, rito que conclui a solenidade de posse.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido Por: Editado Por: : Yago S.

imagem-logo