quinta-feira, 21 de março de 2019

Responsável pela idealização e implantação da Nova Política de Saúde Mental estará em Natal nesta sexta-feira (22)

Nesta sexta-feira (22), a cidade de Natal recebe grandes nomes da Saúde Mental do Brasil que estarão ministrando conferências no Simpósio sobre Dependência Química promovido pela Associação Norte-Rio-Grandense de Psiquiatria. O evento acontece a partir das 8h no Hotel Holliday Inn e segue durante todo o dia.  


Ao todo, serão seis conferências que prometem trazer às discussões o atual panorama sobre as drogas no Brasil, no aspecto ligado à saúde da população. Não esquecendo, obviamente de abordar aspectos correlatos, como o aumento da criminalidade nos últimos anos.  

Um dos nomes de destaque presente no Simpósio é o do Dr. Quirino Cordeiro, atual Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania e que esteve à frente da Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, durante o governo Temer.  

Quirino foi o responsável pela idealização da Nova Política de Saúde Mental que propõe um tratamento baseado em evidências científicas e uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) plural com diferentes graus de complexidade e que promovam assistência integral para diferentes demandas, inclusive, incluindo o Hospital Especializado em psiquiatria na Rede.   

A nova política procurou atender ao que determina a Lei nº 10.216/2001, que no seu art. 2º parágrafo único, inciso II, diz que são direitos das pessoas portadoras de transtorno mental ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades.  

Outra personalidade de renome nacional presente é o Dr. Antônio Geraldo, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina que apresentará um dos temas mais discutidos na atualidade  “Legalização da maconha: qual o perigo?”.  

O evento contará, ainda, com um dos maiores especialistas em dependência química do país o Professor Dr. Ronaldo Laranjeira que abordará a questão da “Recuperação nos usuários de cocaína e crack.”  

“Criamos este evento porque temos a convicção de que a sociedade precisa saber mais, discutir mais, se envolver muito mais nesta problemática. Obviamente que o poder público tem seu papel, e que deve ser cobrado. Mas nós, como entidade da psiquiatria, não poderíamos ficar de fora, e estamos fazendo a nossa parte”, disse Gustavo Xavier, presidente da (ANP).  

Estão confirmados para o simpósio os psiquiatras:  

Dr. Quirino Cordeiro Jr. – Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania  

Dr. Antônio Geraldo da Silva – Presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina  

Dr. Ronaldo Laranjeiras – Escola Paulista de Medicina  

Dr. Emerson Arcoverde – Diretor médico do Hospital Universitário Onofre Lopes

Dra. Adriane Caldas – Hospital Universitário Onofre Lopes  Dra. Patrícia Cavalcanti – Hospital Universitário Onofre Lopes

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido Por: Editado Por: : Yago S.

imagem-logo