terça-feira, 6 de agosto de 2019

15º Encontro Nordestino de Leite e Derivados reúne cerca de 1.500 produtores do Nordeste

A Guild Internacionale des Formagers - Confraria Internacional de Mestres Queijeiros da França, foi destaque na cerimônia de abertura da 15ª edição do Encontro Nordestino de Leite e Derivados – Enel. O evento é promovido pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado e segue até quarta (07). "O leite é um elemento essencial para acabar com a exclusão social" afirmou o vice-governador Antenor Roberto que participou da solenidade na noite desta segunda-feira (05), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes.  

Durante a solenidade de abertura da Enel, os Mestres Queijeiro da Guild realizaram pela primeira vez no Brasil, o ritual de entronização para acolher novos membros à confraria. Na ocasião quatro potiguares foram entronados: Adriana Lucena, Adriano Rangel, Acácio Brito e Joaquim Dantas. A Guild Internacionale des Formagers possui 5.600 membros em todo o mundo e tem por missão reunir pessoas relacionadas à cadeia produtiva do leite no mundo inteiro, transmitindo conhecimento sobre a arte milenar de fazer queijo.  

"Para nós o leite é um alimento estratégico que envolve política de Estado. Nosso compromisso é elevar a qualidade do leite que chega às nossas crianças, para que nos próximos anos ele chegue com mais qualidade, mais valor nutritivo e segurança sanitária. Trabalhamos no sentido do fortalecimento de toda a cadeia produtiva, mas sem abrir mão da segurança sanitária", enfatizou Antenor Roberto. Ele destacou ainda a importância da relação com a Guild, proporcionando ao Rio Grande do Norte e ao Nordeste entrarem neste grupo seleto de Mestres Queijeiros, abrindo os mercados e elevando a qualidade do queijo potiguar.  

O 15ª Enel reúne produtores de leite e queijos de todo o Nordeste para trocar conhecimentos, acessar inovações tecnológicas e realizar novos negócios. Cerca de 1.500 produtores de leite e derivados participam do encontro, além de estudantes da área, gestores e técnicos de políticas públicas, microempresas e empresas de pequeno porte. O objetivo do evento é discutir os principais problemas que atingem o setor produtivo e as soluções possíveis, contribuindo assim para o desenvolvimento da cadeia e o fortalecimento da produção, bem como para a valorização do nosso queijo de coalho e de manteiga no mercado nacional.  

O Governo do Estado apoia o Enel através do projeto Governo Cidadão com recursos do Banco Mundial, e conta com a participação e vários órgãos como a Sape, Sedraf, Emater, Emparn e Idiarn. Ao longo dos três dias de evento haverá premiação de queijos regionais (coalho e queijo de manteiga); espaço gastronômico; dias de campo com práticas de manejo, sanidade, legislação e vacinação; leilão e exposição de animais, e demonstrações de fabricação de queijos. Os produtores potiguares terão acesso a palestras com o foco na melhoria da produção no semiárido, favorecendo também o intercâmbio de experiências com produtores de outros estados.  

O anfitrião da noite, Marcelo Queiroz, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, destacou a importância do evento para o aprimoramento do setor, com o foco na capacitação dos produtores e destaque para as novas tecnologias. "Um evento ousado e corajoso que iniciou em 2003, neste mesmo lugar e vem crescendo gradativamente ao longo dos anos. Teremos palestras, minicursos e tecnologia para fomentar o mercado de produtores de laticínios no RN". enfatizou.  

Consciente da importância da cadeia do leite para o desenvolvimento econômico e social do RN, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 31 milhões em ações que vão desde a melhoria da produção primária da cadeia, até a abertura de mercados para comercialização dos produtos do leite e seus derivados. Na produção primária, o subsídio foi em torno de R$ 10.172.257,00, com recursos destinados à produção e distribuição de palma forrageira adaptável ao clima e resistente às pragas e doenças mais comuns na região.  

Além da distribuição o Governo investiu em equipamentos para armazenagem e escoamento da produção do leite e melhoramento genético do rebanho. São também realizados investimentos diretos na construção e equipagem de 42 queijeiras aptas à certificação para produção de queijos e outros derivados, com repasses de recursos aos produtores de associações e cooperativas na ordem de 21.596.424,00, com priorização das queijeiras artesanais predominantemente na região Seridó.  

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas, o senador Jean-Paul Prates, o deputado federal, Benes Leocádio, o deputado estadual, Hermano Morais e o prefeito de Parnamirim Rosano Taveira. Representando o setor produtivo, Zeca Melo (Superintendente do Sebrae) e Marcelo Passos (ANORC), dentre outros. Pelo Governo do Estado estavam presentes os secretários Guilherme Saldanha (Agricultura), Alexandre Lima (Sedraf), César Oliveira (Emater) e Mário Manso (Idiarn).  
Fotos: Elisa Elsie

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido Por: Editado Por: : Yago S.

imagem-logo