quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Desenvolvimento regional é tema do 13º Congresso de Gestão Pública do RN

Com o compromisso de colocar o Rio Grande do Norte no caminho do desenvolvimento, através da ética, da transparência e da organização administrativa, a governadora Fátima Bezerra falou aos cerca de mil congressistas, na abertura do 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN). O evento - cujo tema é “Gestão Pública e Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas” – teve início na tarde desta terça-feira (12) e transcorrerá até a próxima quinta-feira (14).  

“Alegria imensa de ver esse auditório lotado para o Congesp e também por termos esta pessoa maravilhosa para fazer a palestra de abertura. Muito obrigada, Tânia [Bacelar], por ter aceito nosso convite. Espero que o congresso contribua para nos inspirar cada vez mais rumo ao nosso compromisso de um RN melhor para todos nós, com cidadania e dignidade”, declarou a chefe do Executivo estadual.  Fátima enfatizou que sua equipe é formada por servidores públicos, todos pautados com a ética e o compromisso público, missão natural enquanto servidores.  

A governadora contextualizou que o congresso acontece em um momento bem específico, e mesmo tendo encontrado o Estado em situação de calamidade financeira, conforme decretado logo nos primeiros dias do seu governo, com quatro folhas de pagamento em atraso, os servidores têm recebido o salário dentro do mês trabalhado. “Acabamos com a balbúrdia dos atrasos, pois pagamos religiosamente em dia e esse ano terá 13º no bolso do servidor. Liquidamos o 13º de 2017 e, além disso, continuamos incansáveis na busca de recursos extras para pagarmos os atrasados. E estamos conseguindo como? Não é por milagre, mas é por determinação, foco, seriedade e equipe de excelência”, disse.  

Fátima destacou que não bastam as medidas de reordenamento fiscal, através da eficiência de gastos, mas é preciso também manter o foco no desenvolvimento econômico e social para que as ações de governo contemplem toda a população. “Temos de ter políticas sociais para garantir os direitos da população, e devemos manter o olhar para o empregador. E temos certeza de que estamos no rumo certo, pois novas empresas estão chegando. Por meio do diálogo franco, responsável, fizemos mudanças nas políticas de incentivo para atrair mais investimentos e desenvolver mais emprego e renda para a população”, citou. Ela se referiu à transição do programa de incentivo fiscal do governo, que mudou de Programa de Apoio à Indústria (Proadi) para Programa de Estímulo à Industria (Proedi).  

A secretária de Estado da Administração (Sead), Virgínia Ferreira, também falou na abertura do Congesp e destacou a importância do encontro. “Nosso desafio será crescer pensando em projetos sociais que coloquem o país no caminho do desenvolvimento”, disse, após fazer breve explanação acerca da conjuntura nacional, da flexibilização da relação de trabalho e da reforma da previdência. Ao final, presenteou a governadora com um pingente enviado pela Sethas (Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social) em forma de xanana, a flor símbolo da cidade do Natal. As demais palestrantes também receberão o “mimo”.  

Além da governadora e da secretária, participaram da mesa de abertura o vice-governador Antenor Roberto; a economista Tânia Bacelar; a ex-ministra das Cidades, Inês Magalhães; a deputada estadual Isolda Dantas, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza; o subsecretário de Recursos Humanos, da Sead, Ediran Teixeira; e o diretor da Escola de Governo, João Emanuel Evangelista.  

Na plateia, formada por gestores e servidores públicos federais, estaduais e municipais, administradores, pesquisadores, profissionais liberais e estudantes, também estavam secretários de estado e diretores de autarquias que compõem o Governo do RN, como Jaime Calado (Sedec), Arméli Brennand (Mulheres), Roberto Linhares (Caern), Pablo Cruz (Cehab), Solange Portela (Setur), Rosângela Fonseca (Datanorte), Nereu Linhares (Ipern), dentre outros.    

A promoção é da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). Até a próxima quinta-feira, profissionais renomados e especialistas ministrarão conferências e apresentarão estudos de caso relevantes em áreas inerentes da gestão pública, como a economista pernambucana Tânia Bacelar, eleita Personalidade Econômica do Ano 2018 pelo Conselho Federal de Economia, e a ex-ministra Inês Magalhães.  

O Congesp é um dos mais consolidados eventos da área de Gestão Pública em todo o Brasil, tendo edições realizadas em todos os anos desde 2007 e causando grande repercussão entre os que fazem ou estudam a administração pública, face suas temáticas serem focadas nas demandas de nossa sociedade. É destinado, principalmente, para gestores e servidores públicos de todas as esferas do Poder Público, além de estudantes e outros profissionais. Os servidores públicos da rede estadual que tiveram sua participação confirmada  foram isentos da taxa de inscrição.  

Fotos: Demis Roussos

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido Por: Editado Por: :

imagem-logo