quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Cosern e Crea na fiscalização para prevenir acidentes no RN

Completa dois anos a parceria entre a Cosern e o Crea-RN para prevenir acidentes com a rede elétrica próximo a obras de construção ou reforma de imóveis.  O Crea se responsabiliza por encaminhar os profissionais de fiscalização do órgão para participar de treinamentos da Cosern, além de fiscalizar as obras indicadas pela Cosern.  

Também, de exigir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) das instalações elétricas dos canteiros de obras e identificar e alertar, nas obras que fiscaliza, possíveis riscos de acidentes com a rede elétrica. 

A Cosern oferece treinamento e material educativo aos profissionais de fiscalização do Crea, habilitando-os para um novo olhar com foco na prevenção de acidentes com a rede elétrica, além de exigir a ART nos pedidos de ligações para canteiros de obras e realizar ações preventivas conjuntas para evitar acidentes com a rede elétrica.  

Parceria que, além de combater o exercício ilegal da profissão, coibe possíveis acidentes com vítimas envolvendo a rede elétrica, especialmente nos casos em que envolve a construção e manutenção civil.  Alerta  Gerente de Saúde e Segurança da Cosern, Eudes Augusto atenta que antes de se começar qualquer intervenção é preciso garantir que as paredes, janelas e sacadas a serem erguidas respeitem as distancias de segurança previstas em norma (ex. ABNT). 

Assim, evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves, seja durante a construção ou reforma da residência. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da Cosern estão autorizadas a tomar tal iniciativa.  Diz:  – Para o acidente acontecer, não necessariamente a pessoa precisa tocar no cabo elétrico. 

Pode ocorrer uma descarga elétrica por indução, apenas pela aproximação das pessoas com a rede elétrica, provocando danos ao corpo humano. Por isso a orientação da distância segura é tão importante de ser seguida.  Gerente de Fiscalização do Crea, Heulyson Arruda considera:  – As ações desenvolvidas em desdobramento tiveram um reflexo positivo para ambas instituições e para a sociedade.
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido Por: Editado Por: :

imagem-logo