terça-feira, 20 de abril de 2021

Governo Cidadão, Sesap e Banco Mundial fazem reunião preparatória para avaliar investimentos estaduais na Saúde

O Governo do Rio Grande do Norte está se preparando para a primeira Missão do Banco Mundial após a prorrogação do acordo do empréstimo estadual via Projeto Governo Cidadão. O evento será realizado de forma virtual, no período de 3 a 5 de maio, com o objetivo de discutir e analisar investimentos desenvolvidos no estado.  

Para dar início ao planejamento da missão, foi realizada uma reunião na manhã desta terça-feira (20) entre o Banco, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) e o Governo Cidadão para definir a agenda e discussões técnicas durante o período de avaliação dos investimentos na área da Saúde.  

“Esta área é a que possui maior volume de investimentos a serem concluídos nestes próximos 20 meses de vigência do Projeto Governo Cidadão. Por todo o impacto que esses investimentos vêm trazendo e vão trazer aos norte-rio-grandenses, nós reafirmamos o compromisso com as ações da Saúde, bem como com todas as execuções do acordo”, pontuou Fernando Mineiro, secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas, e também coordenador do Governo Cidadão. Na ocasião, destacou que o maior investimento do projeto na área, a construção do Hospital da Mulher, já foi retomado na última semana.  

Além do Hospital da Mulher, os investimentos vão garantir a aquisição de mais equipamentos para Rede de Urgência e Emergência dos sete hospitais regionais e para dois Centros de Oncologia – em São Paulo do Potengi e João Câmara. Também garantirão o aparelhamento de UTIs Neonatais, a compra de equipamentos e materiais médico-hospitalares para as unidades hospitalares do Estado, Bancos de Leite, maternidades e para o Laboratório de Anatomia e Citopatologia, localizado em Natal. O investimento total soma R$126 milhões e vai mudar toda a realidade da Saúde do RN. 
 
Todas as intervenções e execuções viabilizadas pelo acordo de empréstimo na área da Saúde, suas aquisições e o modelo de gestão de unidades como Hospital da Mulher e Laboratório de Anatomia e Citopatologia serão discutidos durante a Missão no mês de maio. Também serão apresentados e avaliados os benefícios diretos aos cidadãos e os impactos sociais com os indicadores dos investimentos.

“Além de toda a melhoria na Saúde que esses investimentos promoverão, ter um equipamento do porte do Hospital da Mulher, promovendo cerca de 20 mil atendimentos ao ano, em mais de 60 municípios potiguares, vai contribuir fortemente na redução que temos tido no que diz respeito às mortes materno-infantis”, finalizou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia.  

Pelo Banco Mundial, participaram do encontro a gerente do Projeto junto à instituição financeira, Fátima Amazonas, e os especialistas em Saúde, Operações e Finanças Ezaú Pontes e Daniela Peña. Pelo Governo do Estado, registraram presença o gerente da UES/SESAP, Breno Roos, além de representantes dos setores Jurídico e de Monitoramento do Governo Cidadão, e de técnicos da Sesap.
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido Por: Editado Por: :

imagem-logo