terça-feira, 27 de abril de 2021

Sesap adere a programa nacional de certificação da qualidade na área de enfermagem

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aderiu ao Programa Nacional da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (PNQ/Cofen), um sistema de certificação da qualidade e valorização da enfermagem no Brasil, responsável pelo selo e certificação de boas práticas e de modelos inovadores em gestão de riscos, segurança e educação.  

A adesão será iniciada pelo Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, onde os gestores irão trabalhar para que seus serviços estejam em breve aptos para serem submetidos à avaliação. A expectativa é de que outras unidades hospitalares do estado do RN sejam envolvidas neste processo.  

A adesão ao programa foi pactuada em reunião com a Comissão Nacional da Qualidade do Cofen, que é coordenada pela enfermeira Heloísa Helena, servidora da SESAP, ocorreu nesta segunda-feira 26, de forma remota. Na ocasião foi apresentado o Programa Nacional da Qualidade do Cofen e as dimensões que abrange: estrutura organizacional, ações gerenciais e operacionais, segurança do cliente, infraestrutura e gestão de pessoas.  

Participaram da reunião a secretária adjunta da Saúde, Maura Sobreira, a assessora técnica Milena Martins, a subcoordenadora da CAS/Sesap, Riudete Sousa, a diretora geral do Hospital Maria Alice Fernandes, Suyame Furtado, e a diretora de enfermagem, Gercimália Dantas, além dos membros da Comissão Nacional da Qualidade do Cofen.  

O sistema de certificação avalia instituições de saúde e de formação superior, profissionais da enfermagem e docentes, consistindo em movimento do Cofen para a valorização e reconhecimento da atuação da enfermagem e seus impactos para o sistema de saúde no Brasil.  

“Com esta ação, creio que a Sesap busca reconhecer e valorizar essa importante mão de obra do sistema de saúde que é a enfermagem”, explica a enfermeira Heloísa Helena. A Sesap foi a primeira secretaria estadual de Saúde a buscar o Cofen para inscrever uma instituição hospitalar no Programa Nacional da Qualidade, com vistas a obter a certificação.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido Por: Editado Por: :

imagem-logo